
1. É muito importante que você tenha os equipamentos adequados para o seu churrasco. Uma faca boa e bem afiada não danificará a carne, assim como uma pinça dupla achatada em substituição ao garfo não furará a carne mantendo o suco interno.
2. É muito importante que você tenha os equipamentos adequados para o seu churrasco. Uma faca boa e bem afiada não danificará a carne, assim como uma pinça dupla achatada em substituição ao garfo não furará a carne mantendo o suco interno.
3. Recomendamos usar uma grelha para o seu churrasco. Assim você evita furar a carne. Decida qual tipo de grelha utilizará. Por exemplo, cortes mais gordurosos, a grelha argentina (canaleta em V) coletará parte da gordura derretida, evitando assim labaredas e fumaça. Já as grelhas tipo moeda e uruguaia aumentam a exposição de sua carne à brasa.
4. Para descongelamento, é recomendado realiza-lo lentamente e no interior da geladeira (aproximadamente 24h). Isso fará com que o suco se mantenha maximizando o sabor do corte.
Caso queira um descongelamento mais rápido, embale bem a carne (mantendo a embalagem original) e utilize uma vasilha com água, dentro da geladeira, para ajudar.
5. Nunca molhe ou lave a carne, pois ao se lavar parte do suco da carne será perdida.
6. O sal deve ser espalhado sobre a carne no momento de leva-la a grelha, sempre evitando o sal fino iodado. Se preferir usar o sal mais fino e não o sal grosso, coloque o sal grosso para churrasco em uma centrifuga multiprocessadora.
7. O fogo deve ser aceso 10 minutos antes das carnes serem colocadas na churrasqueira. O segredo é fazer a carne na brasa bem vermelha, porque o fogo queima demais por fora e deixa a peça crua por dentro.
8. Mantenha a brasa acesa e deixe sempre ela cheia, nunca coloque uma camada grande de carvão apagado, frio, para não o deixar perder a temperatura, pois essa variância de temperatura deixaria a carne mais fibrosa.
9. Quando o braseiro estiver bem quente, jogue na brasa acesa as cinzas de um churrasco anterior, formando assim uma capa protetora que evita a formação de labaredas que queimam a carne por fora, a deixando crua por dentro.
10. Quando for fatiar sua carne crua, antes de colocá-la na brasa, faça o corte sempre no sentido das fibras. Quando ela já estiver pronta, antes de servir, corte no sentido contrário das fibras. Isso acentuará a maciez do seu churrasco.
11. Antes de cortar a carne para servir, após retirá-la do fogo, deixe-a descansar por aproximadamente 2 minutos. Isso fará com que os líquidos internos sejam mantidos exaltando ainda mais a suculência do seu corte.
12. Lembre-se que o ponto ideal da carne não é apenas o seu, mas também o dos seus convidados.
Não se esqueça que os mandamentos anteriores não adiantarão se você não utilizar carnes de primeira qualidade.